Como abrir uma agência de viagens em 6 passos

O turismo é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando bilhões de reais todos os anos. Com a retomada das viagens após a pandemia, as perspectivas são ainda mais positivas para quem quer investir nesse ramo. Mas como abrir uma agência de viagens e se destacar no mercado, diante da concorrência e das novas tecnologias? Neste artigo, vamos te mostrar 6 passos essenciais para abrir uma agência de viagens de sucesso, além de dicas de como atrair e fidelizar clientes, usando estratégias de marketing e inovação. Confira!

1. Para abrir uma agência de viagens comece com um plano de negócios

O primeiro passo para abrir uma agência de viagens é fazer um plano de negócios, que é um documento que descreve os objetivos, as estratégias, os recursos e as análises do seu empreendimento. O plano de negócios te ajuda a definir o seu público-alvo, o seu diferencial competitivo, o seu modelo de operação, o seu orçamento, o seu plano de marketing, entre outros aspectos importantes para o sucesso do seu negócio.

Para fazer um plano de negócios, você pode usar ferramentas como o Canvas, que é um modelo visual e simplificado, confira na imagem abaixo um exemplo de como criar o seu.

2. Escolha o tipo e o formato da sua agência de viagens

Existem diferentes tipos e formatos de agências de viagens, que variam de acordo com o público, o serviço, o canal e o porte. Você pode optar por uma agência física ou online, uma agência especializada em um segmento ou destino, uma agência que oferece pacotes completos ou personalizados, uma agência que atende o mercado corporativo ou o lazer, entre outras possibilidades.

A escolha do tipo e do formato da sua agência de viagens deve estar alinhada com o seu plano de negócios, com o seu público-alvo e com o seu diferencial competitivo. Você deve pesquisar o mercado, identificar as oportunidades, as tendências e as demandas dos consumidores, e definir qual é a proposta de valor da sua agência de viagens.

3. Regularize a sua agência de viagens

Para abrir uma agência de viagens, você precisa regularizar a sua empresa junto aos órgãos competentes, seguindo os passos abaixo:

  • Verifique a viabilidade do local escolhido para o seu estabelecimento, consultando a Prefeitura da sua cidade;
  • Pesquise se o nome da sua marca já está registrado, consultando a Junta Comercial, cartório ou o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual;
  • Arquive o ato constitutivo da sua empresa na Junta Comercial ou no Cartório, solicitando o CNPJ junto à Receita Federal e, se necessário, a inscrição estadual junto à Fazenda Estadual e o cadastro na Prefeitura Municipal;
  • Obtenha o Alvará de Licença e Localização na Prefeitura Municipal e o cadastro no INSS;
  • Registre a sua agência de viagens no Ministério do Turismo, através do site do Cadastur, que é gratuito e obrigatório para as empresas do setor.

Para realizar esses procedimentos, você pode contar com a ajuda de um contador, que pode te orientar sobre o melhor regime tributário, o enquadramento legal e as obrigações fiscais da sua agência de viagens.

4. Faça parcerias estratégicas

Uma das vantagens de abrir uma agência de viagens é poder contar com parcerias estratégicas com empresas que oferecem serviços complementares ao seu, como operadoras de viagens, companhias aéreas, empresas de transporte rodoviário, hotéis, restaurantes, seguradoras, entre outras.

Essas parcerias podem te ajudar a divulgar o seu negócio, a oferecer melhores condições e preços para os seus clientes, a agregar valor aos seus pacotes, a aumentar a sua comissão e a garantir mais qualidade e segurança nas viagens.

Para fazer parcerias estratégicas, você deve pesquisar as empresas que têm afinidade com o seu público e o seu serviço, entrar em contato com os representantes, negociar as condições e os benefícios, formalizar os contratos e manter um bom relacionamento.

5. Invista em marketing e inovação

Para se destacar no mercado de turismo, você precisa investir em marketing e inovação, usando as ferramentas e as estratégias adequadas para atrair e fidelizar clientes. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Crie um site profissional e otimizado para os mecanismos de busca, com conteúdo relevante, ofertas atrativas, depoimentos de clientes, formulários de contato, etc.
  • Marque presença nas redes sociais, interagindo com o seu público, compartilhando dicas de viagem, fotos e vídeos dos destinos, promoções e sorteios, etc.
  • Crie um blog com artigos informativos e completos sobre os destinos, os passeios, as curiosidades, as dúvidas e as tendências do turismo, usando palavras-chave e técnicas de SEO para melhorar o seu posicionamento no Google.
  • Faça campanhas de e-mail marketing, enviando newsletters, dicas, ofertas e novidades para os seus clientes e potenciais clientes, mantendo-os engajados e interessados no seu negócio.
  • Crie um programa de fidelidade, oferecendo pontos, descontos, brindes ou viagens para os clientes que comprarem mais pacotes ou indicarem novos clientes para a sua agência.
  • Segmente o seu público, definindo um nicho de mercado para atender, como famílias, casais, mulheres, jovens, idosos, turismo de aventura, turismo ecológico, turismo religioso, etc.
  • Inove no seu serviço, oferecendo pacotes personalizados, roteiros exclusivos, experiências diferenciadas, atendimento humanizado, consultoria especializada, etc.

6. Capacite-se constantemente

O mercado de turismo é dinâmico e competitivo, por isso você precisa se capacitar constantemente, buscando atualizar os seus conhecimentos, as suas habilidades e as suas ferramentas. Você deve estar sempre informado sobre o setor, as novidades, as oportunidades, os desafios e as expectativas dos clientes.

Para se capacitar, você pode fazer cursos, participar de eventos, ler livros, revistas e blogs, assistir a vídeos e podcasts, seguir influenciadores e especialistas, entre outras formas de aprendizado.

Após abrir sua agência de viagens, é importante se manter atualizado e participar de eventos regionais para criar conexões com outras pessoas e porque não, divulgar sua marca para outras pessoas.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado, e se você precisa entender mais sobre esse mercado e como você pode abrir uma agência de viagens e ainda obter uma certificação do MEC, entre em contato conosco.

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